domingo, 29 de março de 2009

Pão integral e pãezinhos de canela

.
Esponja
30 g de fermento biológico fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
200 ml de leite

Massa
2 ovos
400 ml de leite
1 colher (sopa) rasa de sal
1 xícara de gérmen de trigo
2 colheres (sopa) de sementes de linhaça trituradas
farinha de trigo o suficiente (cerca de 800 g)

Modo de fazer
Em uma tigela, dissolva o fermento e o açúcar no leite morno e, em seguida, acrescente a xícara de farinha de trigo. Misture os ingredientes até formar uma pasta homogênea, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Acrescente à esponja os ovos, o gérmen de trigo, a linhaça, o sal e o restante do leite morno. Adicione a farinha de trigo aos poucos, trabalhando a massa até desgrudar das mãos. Depois de descansar em um recipiente coberto até dobrar de volume (cerca de 60 a 90 minutos), separe ¼ da massa para fazer os pãezinhos de canela e reserve.

.
Divida o restante da massa em duas partes, molde os pães no formato desejado e transfira-os para formas untadas e enfarinhadas. Deixe crescer até dobrar de volume e, então, asse em forno pré-aquecido a 200°C por 5 minutos, diminuindo o termostato para 180°C durante o restante do cozimento.
.

Com um rolo de macarrão, abra a porção de massa que fora reservada, formando um retângulo. Espalhe manteiga em temperatura ambiente sobre a superfície e polvilhe açúcar demerara e canela a gosto. Enrole como se fosse fazer um rocambole e corte em 12 fatias. Disponha os caracóis numa assadeira forrada com papel manteiga untado e enfarinhado. Asse em forno pré-aquecido a 180°C até que fiquem bem dourados. Vire a assadeira sobre uma grade de metal e retire o papel imediatamente, pois, do contrário, será difícil soltá-lo.
.

Dica
Se preferir, substitua o fermento fresco pelo fermento biológico seco – vendido nos supermercados em embalagens de 10 gramas. Neste caso, não é necessário fazer a esponja, basta misturar o conteúdo do envelope à farinha de trigo branca, acrescentar o restante dos ingredientes e seguir os demais passos da receita.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Biscoitinhos de aveia

.

Ingredientes
2 xícaras de aveia em flocos (finos e grossos)
1 xícara de açúcar cristal ou demerara
1 xícara de farinha de trigo
1 e ½ colher (chá) de fermento em pó
100 g de manteiga com sal
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha ou as sementes de ¼ de vagem

Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar e a essência de baunilha. Acrescente os ovos um a um. Ponha a farinha de trigo aos poucos, trabalhando a massa até ficar homogênea. Por último, misture o fermento e, em seguida, a aveia. Caso queira biscoitos com outros sabores, adicione algum dos ingredientes sugeridos para variação antes de colocar a aveia. Envolva a massa em filme plástico e deixe na geladeira por 1 hora. Com um rolo de macarrão, abra uma porção de massa entre dois sacos plásticos. Forme os biscoitos utilizando a borda de um cálice ou cortadores (à venda em mercados e casas de produtos para festas). Asse em forno pré-aquecido a 180°C sobre papel manteiga untado, até que a superfície dos biscoitos esteja levemente dourada. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

.
Variações
1 xícara de chocolate ao leite picado
1 xícara de uva passa escura
1 xícara de coco ralado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara de nozes picadas (ou outra oleaginosa)
1 banana amassada, mais 1 colher (café) de cravo e canela em pó
Substitua a essência de baunilha por 1 xícara de café expresso ou por raspas de laranja ou limão.
Enrole duas folhas de massa sobrepostas – uma comum e outra de chocolate – como se fosse fazer um rocambole. Deixe na geladeira por uma hora e corte os biscoitos com uma faca.
Combine estas sugestões, misturando, por exemplo, nozes com chocolate.

.
Ganhando tempo

Esta receita rende cerca de 150 unidades (com 3,5 cm de diâmetro) e a massa pode ser facilmente congelada para futuras utilizações. Basta envolvê-la em plásticos de cozinha, depois de aberta e cortada, e guardar no freezer.
.