quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bolo de laranja com cobertura de chocolate

.
Semana passada, eu e minha amiga Daniela Kodaira trocamos alguns e-mails falando sobre os hábitos alimentares dos franceses, manteiga versus margarina, colesterol etc. Eu disse a ela que me recusava a usar margarina no preparo das minhas receitas, pois o sabor e a textura da manteiga são incomparáveis. Escrevi sobre esse bolo que eu adoro, mas que não preparo com freqüência e não como o quanto eu sinto vontade. Por quê? Continuem a leitura...

Ingredientes
250 g de manteiga
250 g de açúcar
3 ovos grandes
½ xícara de geléia de laranja
raspas de uma laranja
250 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de fazer
Peneire juntos a farinha de trigo e o fermento e reserve. Numa tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até obter uma massa esbranquiçada e fofa. Junte os ovos um a um e, em seguida, a geléia e as raspas de laranja. Adicione a farinha de trigo aos poucos, até obter uma mistura homogênea. Transfira a massa para uma forma grande de bolo inglês untada e forrada com papel manteiga também untado e enfarinhado. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 1 hora. Depois de assado, deixe-o descansar por alguns minutos, desenforme, retire o papel e deixe esfriar sobre uma grade.

Feitos um para o outro
Eu acho perfeita a combinação de chocolate com laranja! E adoro cobrir esse bolo com a seguinte mistura: 2 tabletes de chocolate com avelãs (200 gramas, no total) e ½ lata de creme de leite. Derreta os dois ingredientes em fogo baixo e, em seguida, bata vigorosamente para esfriar e dar brilho.

.
Variando receitas
Esta é a minha variação do tradicional bolo 4/4 (quatro quartos), que tem esse nome por ser preparado com 4 ingredientes na mesma proporção: 250 g de manteiga, 250 g de açúcar, 4 ovos grandes e 250 g de farinha de trigo (ou uma mistura de 125 g de farinha e 125 g de fécula de batata).

Como eu queria acrescentar a geléia de laranja à massa, optei por tirar um ovo, mantendo, assim, uma textura mais próxima da original. Como a minha batedeira não está aqui (deixei minha Kitchen Aid em Marília, na casa da minha mãe), e tive que fazer tudo à mão, eu também acrescentei o fermento. Mesmo assim, haja braço! A propósito, uma das vantagens de se fazer este bolo assim é poder comer uma fatia a mais sem sentir tanta culpa...