domingo, 14 de junho de 2009

Cheesecake da Dani

.
Quando eu vi a foto maravilhosa do cheesecake da Daniela Kodaira – minha amiga que hoje mora na França –, fiquei com água na boca e não me contive... Fiz um também! Algumas adaptações foram necessárias, pois não encontrei os mesmos biscoitos que ela usou: os spéculos. E, como estamos no início da safra de morangos – o que deixa o preço nas alturas –, resolvi cobrir o meu com as geléias e frutas que eu tinha em casa..

Ingredientes da massa
200 gramas de biscoito maisena triturado e 200 gramas de chocolate ao leite derretido
Eu aumentei a quantidade de ingredientes, pois a minha assadeira era maior: 25 cm de diâmetro.

Ingredientes do recheio
500 g de ricota fresca
¾ de xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de farinha de trigo
suco e raspas de 1 limão
2 ovos inteiros¼ de xícara de iogurte natural


Modo de preparo
Prepare a massa mesclando o biscoito triturado com o chocolate derretido. Com o auxílio de uma colher, forre o fundo e as laterais de uma forma com esta mistura e reserve.

Para o recheio, bata a ricota com o açúcar e a farinha peneirada, até obter uma massa lisa. Adicione o sal, o suco, as raspas de limão e os ovos, batendo bem. Por último, acrescente o iogurte natural. Cubra a massa com o recheio e asse em forno baixo por cerca de 30 minutos. Eu diminuí 10 minutos no tempo de cozimento, pois a massinha de biscoitos estava ficando muito escura e tive medo que queimasse. Quando as bordas do recheio estiverem levemente douradas e o centro ainda mole, desligue o forno e deixe o cheesecake descansar lá dentro por 1 hora. Mantenha a porta ligeiramente aberta com a ajuda de um pano de prato. Em seguida, leve à geladeira até a hora de servir. Cubra, então, com frutas frescas, geléia ou compota de frutas.

. Depois de cortar o meu, eu cobri algumas porções com geléia de cassis e outras com fatias de laranja e geléia de damasco.

A Dani preparou uma cobertura com 500 g de morangos frescos cortados em pedaços, suco de meio limão e 2 a 3 colheres (sopa) de açúcar. Depois de marinar na geladeira, é só espalhar sobre o cheesecake. Vejam como ficou lindo!
.