quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rocambole de abacaxi

.
Nada mais simples, versátil e delicioso do que um pão-de-ló.

São muitas as receitas, sendo que a clássica leva apenas ovos, açúcar e farinha. Quando enriquecido com um pouco de manteiga derretida, tem-se a génoise francesa. Pode-se variá-lo à vontade, acrescentando à massa um pouco de chocolate em pó, baunilha, raspas de frutas cítricas, água de flor de laranjeira, sementes de cardamomo etc.

É surpreendente o que se pode fazer com essa massa. Por ser um bolo neutro, de textura suave e flexível, é perfeito para rocamboles. A receita que apresento a seguir, e que aprendi com a minha mãe, é uma das minhas preferidas.
.
.
Ingredientes do recheio
1 abacaxi grande picado
1 xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de uva passa escura
3 cravos

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Retire a espuma que se formar na superfície com o auxílio de uma escumadeira. Quando o abacaxi estiver bem macio e a calda ficar espessa, desligue o fogo e deixe esfriar. A quantidade de açúcar dependerá do grau de acidez do abacaxi. O que eu utilizei estava bem doce e não foi necessário acrescentar mais do que 1 xícara.

Ingredientes da massa
4 ovos
120 gramas de açúcar
120 gramas de farinha de trigo
1 pitada de sal

Modo de preparo
Numa tigela, bata os ovos com o açúcar e o sal até obter uma mistura clara, fofa e que tenha dobrado de volume. Junte a farinha peneirada aos poucos, mexendo delicadamente para não sair o ar. Despeje a massa numa forma retangular untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido a 180°C até dourar.

Montagem
Polvilhe uma folha de papel manteiga com açúcar de confeiteiro e vire o bolo sobre ele. Espalhe o recheio e enrole com cuidado.
.

.
Para ficar com um acabamento bonito, corte as pontas e polvilhe mais açúcar de confeiteiro ou cubra com chantilly.

domingo, 27 de setembro de 2009

Kitchen Aid

.
.
Design retrô, 300 watts de potência, 10 velocidades, 3 tipos de batedores, tigela para 4,5 litros, protetor de respingos e bocal para encaixe de acessórios. É, eu sei... Produtos para cozinha estão para mim como os carros estão para os homens. (rs) Mas eu não conheço uma pessoa que goste de cozinhar que não sonhe com uma batedeira Kitchen Aid.

A minha “ajudante” estava de folga na casa da minha mãe, e o meu irmão – de passagem por Brasília – a trouxe para mim. Obrigada, Aurélio!

Em breve, uma receita simples, versátil e deliciosa será publicada aqui.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bolo de maçãs recheadas

.
.
Maçãs recheadas
1 xícara de açúcar
¼ de xícara de água
6 maçãs médias
½ xícara de uva passa
½ xícara de amêndoas ou nozes picadas
1 pitada de canela em pó

Ingredientes da massa
100 g de manteiga
100 g de açúcar
1 pitada de canela
2 ovos
100 g de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó

Modo de fazer
Prepare um caramelo com o açúcar e a água: derreta o açúcar em fogo baixo, adicione a água e deixe ferver até formar uma calda grossa. Em seguida, despeje numa forma de pudim e reserve. Descasque as maçãs e retire o miolo, deixando-as inteiras, porém vazadas. Numa tigela, misture as passas, os frutos secos e a canela. Coloque as maçãs na forma já preparada e recheie os “copinhos”. Cubra com uma folha de papel alumínio e asse por cerca de 20 minutos em forno pré-aquecido a 180°C. Reserve.


.
Para o bolo, prepare a massa conforme as instruções do 4/4 de laranja. Quando as maçãs recheadas estiverem frias, despeje a massa por cima delas e asse em forno pré-aquecido a 180°C até dourar. Retire do forno e deixe descansar por uns 5 minutos, antes de virar o bolo num prato. Sirva morno.

Para acompanhar, prepare uma infusão feita com as cascas da maçã, alguns cravos e um pau de canela.