terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Voltando às medidas

.
Para quem não leu o post Medidas, proporções etc., lembro que para fazer as receitas dos casadinhos de café e dos biscoitos de aveia eu usei uma xícara medida padrão, com capacidade para 240 ml e que os ingredientes secos foram bem apertados e nivelados. Do contrário, as massas ficarão muito moles e terão que ir adicionando mais farinha.

Casadinhos de café

.
.

Fazia tanto tempo que eu não postava uma receita nova... Depois do meu sumisso, resolvi publicar a receita desses biscoitinhos que eu adoro. Tanto que quase não sobra nada para eu fotografar! Espero que vocês gostem também.


Ingredientes da massa

200 gramas de manteiga
½ xícara de açúcar de confeiteiro
¼ xícara de café forte
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de maisena

Ingredientes do recheio

1 lata de leite condensado
¼ xícara de café forte
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro e o café até formar um creme. Adicione a farinha de trigo e a maisena aos poucos, até obter uma massa homogênea. Modele rolinhos com 2,5 cm de diâmetro, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Enquanto isso, prepare o recheio cozinhando os três ingredientes em fogo baixo, como se fosse fazer um brigadeiro. Quando começar a soltar do fundo da panela, transfira para um prato untado e deixe esfriar.


Retire a massa da geladeira, desembrulhe e corte em fatias de 3 mm de espessura. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga levemente untado e asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos. Deixe os biscoitos esfriarem sobre uma grade. Em seguida, junte-os dois a dois recheando com o creme de café. Se desejar fazer outros formatos, abra a massa entre dois plásticos de cozinha e use cortadores.


Rendimento

Cerca de 150 unidades (300 biscoitos simples ou 150 pares)