quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rocambole de abacaxi

.
Nada mais simples, versátil e delicioso do que um pão-de-ló.

São muitas as receitas, sendo que a clássica leva apenas ovos, açúcar e farinha. Quando enriquecido com um pouco de manteiga derretida, tem-se a génoise francesa. Pode-se variá-lo à vontade, acrescentando à massa um pouco de chocolate em pó, baunilha, raspas de frutas cítricas, água de flor de laranjeira, sementes de cardamomo etc.

É surpreendente o que se pode fazer com essa massa. Por ser um bolo neutro, de textura suave e flexível, é perfeito para rocamboles. A receita que apresento a seguir, e que aprendi com a minha mãe, é uma das minhas preferidas.
.
.
Ingredientes do recheio
1 abacaxi grande picado
1 xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de uva passa escura
3 cravos

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Retire a espuma que se formar na superfície com o auxílio de uma escumadeira. Quando o abacaxi estiver bem macio e a calda ficar espessa, desligue o fogo e deixe esfriar. A quantidade de açúcar dependerá do grau de acidez do abacaxi. O que eu utilizei estava bem doce e não foi necessário acrescentar mais do que 1 xícara.

Ingredientes da massa
4 ovos
120 gramas de açúcar
120 gramas de farinha de trigo
1 pitada de sal

Modo de preparo
Numa tigela, bata os ovos com o açúcar e o sal até obter uma mistura clara, fofa e que tenha dobrado de volume. Junte a farinha peneirada aos poucos, mexendo delicadamente para não sair o ar. Despeje a massa numa forma retangular untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido a 180°C até dourar.

Montagem
Polvilhe uma folha de papel manteiga com açúcar de confeiteiro e vire o bolo sobre ele. Espalhe o recheio e enrole com cuidado.
.

.
Para ficar com um acabamento bonito, corte as pontas e polvilhe mais açúcar de confeiteiro ou cubra com chantilly.

4 comentários:

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Menina, meus olhos se arregalaram quando vi a sua foto...que delicia. Abacaxi com bolo, ô mistura boa! depois vou experimentar a sua receita de pão de lo... incrivel, não entra nenhum liquido! Bom, mas como estou cheia de cenouras que recebemos na nossa cesta organica, essa semana acho que vamos ter bolo de cenoura de novo (com sorriso enorme do Julio). Beijo grande

Andréa disse...

Oi, Dani.
Me manda a sua receita de bolo de cenoura? Ou melhor, publica no blog... Eu adoro esse bolo!
Sobre o pão-de-ló, no site www.patiss.com eles ensinam a bater os ovos e o açúcar sobre uma panela com água quente (mas não pode estar quente demais). Isso ajuda a dar volume e leveza à massa, acelerando o processo. Depois, essa mistura tem que continuar a ser batida até esfriar e só então acrescenta-se a farinha.
Um beijo,
Déa.

NAX-ARQ disse...

Oi Déa! Quanto tempo minina! Que saudade!!! Brigadão pelo comentário... Fico tão feliz quando vc me escreve no blog! Então, sabe que eu tb lembrei de Tiradentes quando fui pesquisar as esquadrias...ainda sinto o cheiro do sassafrás, do leite fervendo, do pão de queijo, da terra das paredes. Sem contar das nossas risadas com a Sueli, da história do filósofo surfista do século XI, kkkkkkk....!!! Eita tempo bão, sô! HUmmm...e que delícia é essa de abacaxi!?
Vem fazer pra mim??? rsssss...
Beijos. Mari.

NAX-ARQ disse...

Déa, depois entra nesse site: http://www.simplesmentedelicia.com
Maravilhosas receitas...dão água na boca. Beijos. Mari.