domingo, 11 de outubro de 2009

Bolo mármore e confit de laranja

.
Eu amo doces. Em especial os que combinam chocolate e laranja. Esse bolo é adaptado de uma receita que eu vi no blog do Bérgamo. Apenas diminuí o açúcar da massa, pus um pouco de chocolate numa das metades e substituí a calda de laranja pelo confit preparado com as cascas da fruta.
.
.
Confit de laranja
cascas 3 laranjas
1 xícara de açúcar
1 xícara de água

Modo de fazer
Corte as cascas de laranja em fatias bem finas. Para tirar o amargo, ferva por alguns minutos e escorra. Em seguida, leve-as ao fogo baixo com o açúcar e a água, cozinhando-as até que estejam macias e que a calda atinja o ponto de fio. Reserve.

Ingredientes da massa
100 g de manteiga
1 ½ xícara de açúcar
raspas de 1 laranja
4 gemas
1 xícara de suco de laranja
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 ½ xícara de amido de milho
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
4 claras

Modo de fazer
Peneire juntos a farinha de trigo, o amido de milho e o fermento e reserve. Numa tigela grande, bata a manteiga com o açúcar, as gemas e as raspas de laranja até obter uma massa clara e fofa. Adicione a mistura reservada aos poucos, alternando com o suco de laranja. Por último, incorpore delicadamente as claras batidas em neve com o sal. Numa tigela menor, transfira cerca de metade da massa e acrescente o chocolate em pó.

Em duas formas médias de bolo inglês untadas e forradas com papel manteiga também untado e enfarinhado, ponha primeiro a massa branca e distribua por cima desta a massa de chocolate. Para o efeito marmorizado, faça desenhos sinuosos com o auxílio de uma faca mesclando as duas massas. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 1 hora. Depois de assados, deixe-os descansar por alguns minutos antes de desenformar e retirar o papel.

.
.
Sirva acompanhado do confit de laranja.

Um comentário:

Fabiana e Mariana disse...

Déa! Que bom que gostou do layout...eu já to enjoando, rssss. Entra no site que tem um monte de modelos...Bjs. Mari