quinta-feira, 26 de março de 2009

Biscoitinhos de aveia

.

Ingredientes
2 xícaras de aveia em flocos (finos e grossos)
1 xícara de açúcar cristal ou demerara
1 xícara de farinha de trigo
1 e ½ colher (chá) de fermento em pó
100 g de manteiga com sal
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha ou as sementes de ¼ de vagem

Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar e a essência de baunilha. Acrescente os ovos um a um. Ponha a farinha de trigo aos poucos, trabalhando a massa até ficar homogênea. Por último, misture o fermento e, em seguida, a aveia. Caso queira biscoitos com outros sabores, adicione algum dos ingredientes sugeridos para variação antes de colocar a aveia. Envolva a massa em filme plástico e deixe na geladeira por 1 hora. Com um rolo de macarrão, abra uma porção de massa entre dois sacos plásticos. Forme os biscoitos utilizando a borda de um cálice ou cortadores (à venda em mercados e casas de produtos para festas). Asse em forno pré-aquecido a 180°C sobre papel manteiga untado, até que a superfície dos biscoitos esteja levemente dourada. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

.
Variações
1 xícara de chocolate ao leite picado
1 xícara de uva passa escura
1 xícara de coco ralado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara de nozes picadas (ou outra oleaginosa)
1 banana amassada, mais 1 colher (café) de cravo e canela em pó
Substitua a essência de baunilha por 1 xícara de café expresso ou por raspas de laranja ou limão.
Enrole duas folhas de massa sobrepostas – uma comum e outra de chocolate – como se fosse fazer um rocambole. Deixe na geladeira por uma hora e corte os biscoitos com uma faca.
Combine estas sugestões, misturando, por exemplo, nozes com chocolate.

.
Ganhando tempo

Esta receita rende cerca de 150 unidades (com 3,5 cm de diâmetro) e a massa pode ser facilmente congelada para futuras utilizações. Basta envolvê-la em plásticos de cozinha, depois de aberta e cortada, e guardar no freezer.
.

4 comentários:

Daniela Mayumi Kodaira disse...

menina, que delicia...vou ter que comprar mais aveia, pois a minha não vai dar...beijo grande

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Déa,a minha receita rendeu menos de 80 biscoitos...e eu tive que colocar mais farinha, pois mesmo deixando a noite toda na geladeira, ela estava mole... Bom, mas eles ficaram deliciosos! Ja coloquei uma foto no meu blog! Brigadão pela receita...fiz de côco e de chocolate, meus preferidos.

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Oi Déa, tudo bom?
eu estou revisitando essa receita, pois além de estar morrendo de vontade de comer de novo os seus biscoitinhos de aveia, eu queria comparar com a receita da Verena, do Mangia que te fa bene, pra ver se entendo onde é que eu errei ao deixar a massa tão mole...
http://mangiachetefabene.wordpress.com/2010/02/03/oatmeal-raisin-cookies-com-pedacinhos-de-chocolate-porque-eles-gostam-assim/

A Verena coloca o dobro de açucar,e o dobro de manteiga...Eu uso a xicara com o mesmo volume da sua... acho que vou tentar com um pouco mais de manteiga, quem sabe ela ajude a segurar a massa, depois de gelada... Depois te conto!
beijo enorme e saudades de vc!

Andréa disse...

Oi, Dani.
Além de substituir a margarina pela manteiga, experimente medir a farinha de trigo como eu faço nesta receita: bem apertada e nivelada na xícara. E, em vez de deixar na parte de baixo da geladeira, ponha a massa no freezer.
Eu fiz uma variação em casa, amassando uma banana com o garfo e acrescentando uva passa. Ficou muito bom!
Aguarde, que esta semana tem receita nova no blog. Bem, na verdade, você já conhece, pois eu fiz em Bauru algumas vezes: casadinhos recheados com brigadeiro de café.
Um beijo,
Déa.