domingo, 29 de março de 2009

Pão integral e pãezinhos de canela

.
Esponja
30 g de fermento biológico fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
200 ml de leite

Massa
2 ovos
400 ml de leite
1 colher (sopa) rasa de sal
1 xícara de gérmen de trigo
2 colheres (sopa) de sementes de linhaça trituradas
farinha de trigo o suficiente (cerca de 800 g)

Modo de fazer
Em uma tigela, dissolva o fermento e o açúcar no leite morno e, em seguida, acrescente a xícara de farinha de trigo. Misture os ingredientes até formar uma pasta homogênea, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Acrescente à esponja os ovos, o gérmen de trigo, a linhaça, o sal e o restante do leite morno. Adicione a farinha de trigo aos poucos, trabalhando a massa até desgrudar das mãos. Depois de descansar em um recipiente coberto até dobrar de volume (cerca de 60 a 90 minutos), separe ¼ da massa para fazer os pãezinhos de canela e reserve.

.
Divida o restante da massa em duas partes, molde os pães no formato desejado e transfira-os para formas untadas e enfarinhadas. Deixe crescer até dobrar de volume e, então, asse em forno pré-aquecido a 200°C por 5 minutos, diminuindo o termostato para 180°C durante o restante do cozimento.
.

Com um rolo de macarrão, abra a porção de massa que fora reservada, formando um retângulo. Espalhe manteiga em temperatura ambiente sobre a superfície e polvilhe açúcar demerara e canela a gosto. Enrole como se fosse fazer um rocambole e corte em 12 fatias. Disponha os caracóis numa assadeira forrada com papel manteiga untado e enfarinhado. Asse em forno pré-aquecido a 180°C até que fiquem bem dourados. Vire a assadeira sobre uma grade de metal e retire o papel imediatamente, pois, do contrário, será difícil soltá-lo.
.

Dica
Se preferir, substitua o fermento fresco pelo fermento biológico seco – vendido nos supermercados em embalagens de 10 gramas. Neste caso, não é necessário fazer a esponja, basta misturar o conteúdo do envelope à farinha de trigo branca, acrescentar o restante dos ingredientes e seguir os demais passos da receita.

3 comentários:

Daniela Mayumi Kodaira disse...

hummm, essess pãezinhos de canela me lembram os "caracois hungaros" que eu fazia e comia ai no Brasil...a gente inventava, colocando côco com açucar (amo côco, hehe) e tb uva passa... obrigada pela receita e pela lembrança!

Laély disse...

Oi, Andrea!
Que interessante! O pão parece que fica bem macio, mesmo sem óleo.
Vou experimentar fazer( Preciso de tempo, tempo!...)
Obrigada epla dica!
Abraço!

Andréa disse...

Oi, Laély.
Obrigada pela visita! Vou experimentar fazer os seus nesse final de semana e vou postar aqui. Nunca havia feito com raspas de limão no recheio, mas não tem como não ficarem bons.
Um beijo,
Andréa.