quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bolo de laranja com cobertura de chocolate

.
Semana passada, eu e minha amiga Daniela Kodaira trocamos alguns e-mails falando sobre os hábitos alimentares dos franceses, manteiga versus margarina, colesterol etc. Eu disse a ela que me recusava a usar margarina no preparo das minhas receitas, pois o sabor e a textura da manteiga são incomparáveis. Escrevi sobre esse bolo que eu adoro, mas que não preparo com freqüência e não como o quanto eu sinto vontade. Por quê? Continuem a leitura...

Ingredientes
250 g de manteiga
250 g de açúcar
3 ovos grandes
½ xícara de geléia de laranja
raspas de uma laranja
250 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de fazer
Peneire juntos a farinha de trigo e o fermento e reserve. Numa tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até obter uma massa esbranquiçada e fofa. Junte os ovos um a um e, em seguida, a geléia e as raspas de laranja. Adicione a farinha de trigo aos poucos, até obter uma mistura homogênea. Transfira a massa para uma forma grande de bolo inglês untada e forrada com papel manteiga também untado e enfarinhado. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 1 hora. Depois de assado, deixe-o descansar por alguns minutos, desenforme, retire o papel e deixe esfriar sobre uma grade.

Feitos um para o outro
Eu acho perfeita a combinação de chocolate com laranja! E adoro cobrir esse bolo com a seguinte mistura: 2 tabletes de chocolate com avelãs (200 gramas, no total) e ½ lata de creme de leite. Derreta os dois ingredientes em fogo baixo e, em seguida, bata vigorosamente para esfriar e dar brilho.

.
Variando receitas
Esta é a minha variação do tradicional bolo 4/4 (quatro quartos), que tem esse nome por ser preparado com 4 ingredientes na mesma proporção: 250 g de manteiga, 250 g de açúcar, 4 ovos grandes e 250 g de farinha de trigo (ou uma mistura de 125 g de farinha e 125 g de fécula de batata).

Como eu queria acrescentar a geléia de laranja à massa, optei por tirar um ovo, mantendo, assim, uma textura mais próxima da original. Como a minha batedeira não está aqui (deixei minha Kitchen Aid em Marília, na casa da minha mãe), e tive que fazer tudo à mão, eu também acrescentei o fermento. Mesmo assim, haja braço! A propósito, uma das vantagens de se fazer este bolo assim é poder comer uma fatia a mais sem sentir tanta culpa...

4 comentários:

Daniela Kodaira disse...

ah, menina, eu e o Julio estamos quase mordendo a tela...
e essa cobertura então? super grossa! Também adoramos a mistura laranja com chocolate... bom, adoro tb a de côco com chocolate, morango com chocolate, etc...
beijo grande

NAX arquitetas associadas disse...

Olá Déa, td bem?
Hum, que delícia esse bolo, heim? Olha, tem uma receita de bolo inglês da minha mãe delicioso tb...vou colocá-la aqui. Tenho certeza de que vc vai amar... (não vai fermento mesmo, não estranhe).

Bolo Inglês da Dinorá

Mergulhar em um pouco de licor:

1 punhado de passas escuras;

1 punhado de passas brancas;

1 punhado de castanhas do Pará picadas;

1 punhado de nozes picadas;

1 punhado de avelãs inteiras;

1 punhado de amêndoas inteiras;

Se quiser, pode também colocar ameixas, damascos, tâmaras e (ou) cerejas.

Bater bem: um pacote de manteiga (200 gramas) com 225 gramas de açúcar mascavo; ir juntando 300 gramas de farinha de trigo. Juntar 4 ovos inteiros um a um e continuar a bater.

Dissolva 1 colher (chá) de bicarbonato em 1 xícara de leite frio.

Depois da massa bem uniforme, junte as frutas. Colocar em forminhas untadas e enfarinhadas e assar em forno pré-aquecido (180ºC).

Pode também colocar cascas raladas de laranja, limão e polvilhar canela.

Hum....uma delícia.
Beijo. Mari.

Mangia disse...

Uau,
que maravilha de bolo! Deve ser divino!
Beijos!
Verena
http://mangiachetefabene.wordpress.com

Bergamo disse...

Bolinho sempre é bom...e com manteiga melhor ainda...rsrs
Abraços,
Bergamo