segunda-feira, 25 de maio de 2009

Pão aromático com passas

.
Ingredientes da massa
cerca de ½ kg de farinha de trigo
5 gramas de fermento seco para pão
1 colher (café) de noz moscada, cravo e canela em pó
¼ de xícara de açúcar demerara
1 pitada de sal
1 ovo
1 xícara de leite
25 gramas de manteiga

Ingredientes do recheio
1 xícara de uva passa
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
150 gramas de queijo fresco triturado
¼ de xícara de açúcar vanille

Modo de fazer
Aqueça o leite com a manteiga e o sal e reserve. Numa tigela, misture metade da farinha de trigo com o fermento seco para pão, as especiarias e o açúcar demerara. Faça uma depressão no centro e adicione o ovo e o leite morno. Incorpore o restante da farinha aos poucos até obter uma massa homogênea. Sove por alguns minutos e deixe crescer até dobrar de volume – cerca de 60 a 90 minutos. Enquanto isso, prepare os ingredientes do recheio.

Despeje a água de flor de laranjeira sobre as passas e deixe descansar em recipiente fechado. Eu mesma preparo o meu açúcar vanille, colocando uma vagem de baunilha partida ao meio (no sentido do comprimento) dentro de um pote pequeno de açúcar. Eu dou preferência ao demerara, pois, além de ter um ótimo sabor, ele deixa pães e bolos mais úmidos e dourados. Bata o açúcar no processador com um pouquinho das sementes da baunilha até obter um pó bem fino, que só deverá ser misturado ao queijo na hora de usar.

.
Abra a massa já crescida formando um retângulo e corte-o em 12 pedaços. Sobre cada um deles, distribua um pouco das passas e da pasta de queijo. Enrole cada porção, moldando os pãezinhos, e coloque-os em assadeira forrada com papel manteiga untado e enfarinhado. Deixe crescer por cerca de 30 a 40 minutos e asse em forno pré-aquecido a 180°C.
.

3 comentários:

Unknown disse...

Andréa, cheguei até aqui pela Daniela, lá de Grenoble (ela é amiga da minha irmã...) e adorei sua primeira receita! Estava procurando há um tempão onde usar minha água de flor de laranjeira...! Oba!
Vou experimentar!
Um beijo grande!
Verena

http://mangiachetefabene.wordpress.com

NAX-ARQ disse...

Afe maria!!! Que mané mousse-cake, que nada...o negócio é comer os quitutes de Andréa!

NAX-ARQ disse...

Oi Déa! Que bom que gostou do projeto dos cumpadi (Thomate e Carol). Agora eu peguei o jeito nesse trem. Fiquei meio viciada em postar...tenho que tomar cuidado pra não ficar psicada, rsss...E quando quiser fazer o projeto do Menu du Jour, já sabe...faremos juntas, por favor. Assim vou poder postar no blog o projeto e algumas receitas...adoooooro!!!