terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Casadinhos de café

.
.

Fazia tanto tempo que eu não postava uma receita nova... Depois do meu sumisso, resolvi publicar a receita desses biscoitinhos que eu adoro. Tanto que quase não sobra nada para eu fotografar! Espero que vocês gostem também.


Ingredientes da massa

200 gramas de manteiga
½ xícara de açúcar de confeiteiro
¼ xícara de café forte
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de maisena

Ingredientes do recheio

1 lata de leite condensado
¼ xícara de café forte
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro e o café até formar um creme. Adicione a farinha de trigo e a maisena aos poucos, até obter uma massa homogênea. Modele rolinhos com 2,5 cm de diâmetro, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Enquanto isso, prepare o recheio cozinhando os três ingredientes em fogo baixo, como se fosse fazer um brigadeiro. Quando começar a soltar do fundo da panela, transfira para um prato untado e deixe esfriar.


Retire a massa da geladeira, desembrulhe e corte em fatias de 3 mm de espessura. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga levemente untado e asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos. Deixe os biscoitos esfriarem sobre uma grade. Em seguida, junte-os dois a dois recheando com o creme de café. Se desejar fazer outros formatos, abra a massa entre dois plásticos de cozinha e use cortadores.


Rendimento

Cerca de 150 unidades (300 biscoitos simples ou 150 pares)

9 comentários:

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Ai que tentação! ainda bem que o computador não passa cheiro ainda...não estou podendo comer açucar, ou seja, vou so ficar sonhando com esses casadinhos... beijo grande

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Oi Déa, tenho uma duvida...esses casadinhos crescem depois de assados ou ficam com 2.5cm de diametro mesmo?
Eu estava pensando em fazer de lembrancinhas para o meu cha de bebê...O que vc acha, da pra embalar um por um?
beijo enorme

Andréa disse...

Oi, Dani. Tudo bem?
Os casadinhos não crescem. Ficam exatamente do mesmo tamanho. Para esses da foto, eu usei um cortador de biscoito redondinho. Eles podem ser embalados um a um, mas, por serem pequenos, talvez seja mais prático fazer pacotinhos. Ou cortá-los maior e embalar como se fossem um bem-casado (ou bem-nascido).
Você pode, inclusive variar a massa e o recheio, usando chocolate em pó e o brigadeiro tradicional. Também ficam ótimos com raspas de laranja na massa e recheio de doce de leite ou leite condensado cozido.
Um beijo,
Déa.

Daniela Mayumi Kodaira disse...

ai, to salivando...talvez eu faça um pouco de bem "nascidos" e um pouco dos seus maravilhosos biscoitos de aveia e coloco tudo num pacotinho...acho que ja vou até começar a fazer e a congelar, senão, haja biscoito pra fazer na ultima hora... obrigada pelas dicas! beijo grande

NAX-ARQ disse...

Déa! Fazia tempo que não visitava os blogs...quanta novidade no seu! Que dilííííííííííciaaaaaaaaaaaaaaa!!! Eu querooooooooooooo!!! Muito chique esse casadinho. Dá água na boca mesmo...e olha que não sou muito fã de doces, meu negócio é salgados, vc sabe. Mas esses aí, Deus do céu, tô sentindo o gostinho do café, hummmmmm......muito do mal criado, rsssss. Parabéns!!! Quero muito que vc concretize seu sonho, o quanto antes, de viver de cozinhar. E é pra ficar rica! Vc tem muuuuuito talento. Bjs. Mari.

Andréa disse...

Oi, Mari.
Obrigada pela visita! Fiz esses casadinhos pela primeira vez em Bauru, mas eu gostava tanto deles que mais comia do que vendia, lembra? (rs) Eu preparei os da foto com café solúvel, mas lá em casa, eu usava o expresso da sua cafeteira italiana.
Um beijo,
Déa.

P.S.: Só vi sua mensagem agora. Acabo de voltar do Haiti, onde fiquei por uma semana. Depois te conto detalhes de como fui parar lá e o que fui fazer.

Rosângela Oliveira disse...

Ei Andréia,
Tudo bem???
Estou seguindo seu blog...
Amo cozinhar.
Experimentei sua receita de casadinhos e adorei.
Entre no meu blog para ver.
Beijos e obrigada.

Cláudia disse...

Infelizmente, minha massa ficou meio molenga, e não tive o formato desejado. Você poderia me exemplificar como a massa deveria ser? obrigada...

Andréa disse...

Olá, Cláudia.
Para essa massa, eu costumo apertar os ingredientes secos na xícara e nivelá-los. Além disso, sempre uso manteiga no lugar de margarina. Quanto ao formato dos biscoitos, além de fazer rolinhos com a massa e levar à geladeira antes de cortar, você pode abri-la entre dois plásticos e congelar antes de usar cortadores circulares ou com outro formato.
Um abraço,
Andréa.