segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bolo de maçãs recheadas

.
.
Maçãs recheadas
1 xícara de açúcar
¼ de xícara de água
6 maçãs médias
½ xícara de uva passa
½ xícara de amêndoas ou nozes picadas
1 pitada de canela em pó

Ingredientes da massa
100 g de manteiga
100 g de açúcar
1 pitada de canela
2 ovos
100 g de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó

Modo de fazer
Prepare um caramelo com o açúcar e a água: derreta o açúcar em fogo baixo, adicione a água e deixe ferver até formar uma calda grossa. Em seguida, despeje numa forma de pudim e reserve. Descasque as maçãs e retire o miolo, deixando-as inteiras, porém vazadas. Numa tigela, misture as passas, os frutos secos e a canela. Coloque as maçãs na forma já preparada e recheie os “copinhos”. Cubra com uma folha de papel alumínio e asse por cerca de 20 minutos em forno pré-aquecido a 180°C. Reserve.


.
Para o bolo, prepare a massa conforme as instruções do 4/4 de laranja. Quando as maçãs recheadas estiverem frias, despeje a massa por cima delas e asse em forno pré-aquecido a 180°C até dourar. Retire do forno e deixe descansar por uns 5 minutos, antes de virar o bolo num prato. Sirva morno.

Para acompanhar, prepare uma infusão feita com as cascas da maçã, alguns cravos e um pau de canela.

2 comentários:

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Ai Déa, que loucura! isso que a época das maçãs esta chegando por aqui... ah, nem te falei que fiz a sua outra receita de bolo de maçãs, né? Fiz faz tempo, ficou otimo, essa então deve ficar melhor ainda!
Beijo grande

Andréa disse...

Oi, Dani.
Que bom que gostou!
Esse bolo pode ser preparado com massa de pão-de-ló também. E fica até mais molhadinho. Da próxima vez que eu fizer, vou experimentar a receita que vi no seu blog.
Um beijo,
Déa.